5 maneiras de obter viewers na Twitch

Crescer na plataforma roxa é difícil pacas! Mais difícil do que no Youtube. Eu mesmo, que possuo um canal no Youtube com mais de 50 mil inscritos, peno para conseguir algumas dezenas de viewers na Twitch. Neste artigo, vou compilar algumas dicas valiosas que testei e deram resultados na minha stream.

5. Cresça fora da Twitch TAMBÉM

O esquema de navegação e de descobrimento de canais da Twitch, apesar de muito bom para o usuário, não é tão legal para o criador. É muito difícil ser descoberto em meio a tantos canais, jogos e categorias.

Pare para refletir um momento: quantas horas você streama na semana? Mesmo que sejam muitas, seu canal fica offline provavelmente 95% do tempo, isto é, fora do alcance das buscas e da listagem. Em outras palavras, seu canal está morto 95% do tempo.

Quando você está offline, seu canal praticamente morre. Você simplesmente para de ser listado nas buscas e categorias e leva praticamente a zero as chances de descoberta.

Isso faz com que seja muito mais difícil você ter uma audiência lá do que no do Youtube, por exemplo.

A mágica do negócio

A verdadeira mágica é fazer algo para virar o jogo e ganhar seguidores o tempo todo, mesmo enquanto estiver offline. Será que é possível? Claro que sim.

Você pode burlar essa característica dos canais da Twitch fazendo lives 24 horas por dia 7 dias por semana criando conteúdo e se tornando visível fora da plataforma.

Veja algumas das coisas que você pode fazer para ter um canal na Twitch que ganha seguidores ativamente o tempo todo:

  • Ter um canal no Youtube
  • Blog ou site com conteúdo de apoio ao game
  • Criar skins, tutoriais e outros itens do seu jogo
  • Participar ativamente de Discord, fórum ou outro local com muitos membros do seu jogo

Não é tão simples assim.

Veja, essas coisas podem ou não ser fáceis de fazer. Por exemplo, se você se já tem um canal do Youtube com um bela audiência engajada, pode ser fácil direcionar pessoas para seu canal na Twitch. Mas começar um canal do zero só para isso pode ser uma tarefa árdua e sem garantias de que vai dar certo. Eu discuto mais sobre isso neste outro post. (em breve).

Em contra partida, ter um blog/site ou rede social para fazer conteúdo de apoio ao game que você joga traz resultados impressionantes. Descobriu uma artimanha, sabe configurar aquele negócio que todo mundo trava? Faz um tutorial que ensina exatamente o que você teria ter encontrado de bandeja por aí. Agora deixa o resto com o Google. Ele vai levar seu tutorial aos interessados. De repente, no meio do artigo você pode colocar uma imagem ou uma print de uma gameplay sua e fazer menção ao seu Twitch. Se você contribuir com algo legal, as chances da pessoa querer te seguir ou te conhecer melhor são grandes.

4. Streams de jogos populares?

Então... Você joga Fortnite, Valorant, LoL, CS ou outro jogo que fica nos TOP games da Twitch? Espero que faça isso exclusivamente porque curte o jogo, porque crescer com eles na Twitch vai ser bem difícil.

Essa dica é um clichê, mas tem um motivo porque os clichês são clichês (🤔).

Se você joga um jogo altamente popular e está começando a streamar, você deve ter por volta de 3 viewers. Talvez mais, talvez menos. Ainda assim, na prática, isso significa que quando algum usuário da Twitch clicar no diretório do seu jogo para descobrir novos canais, o seu vai estar no fundo da uma página com mais de mil, 2 mil canais.

A verdade é que as chances do usuário escolher o seu canal para clicar e assistir são muito pequenas. Mesmo que sua thumb seja extremamente chamativa, quando você streama um jogo altamente popular, o mais provável é que o usuário sequer chegue a cruzar com o seu canal na plataforma. E assim, mesmo que você seja um player fenomenal, fica difícil de se destacar.

Tente jogar outros jogos que não sejam blockbusters. Falando nisso, a próxima dica é de ouro e vai justamente te ensinar a encontrar o jogo ideal para você streamar.

3. Encontre sua categoria de ouro

Pense por um instante se há algum jogo que você ama, já foi popular mas não está mais no ápice? Esse jogo provavelmente vai fazer você crescer na Twitch. 😯

Sendo absolutamente direto e entregando o pote de ouro na sua mão: se seu objetivo é crescer, busque um jogo que você goste e que possua uma grande quantidade de seguidores e poucos streamers.

Quando você faz stream de algum jogo/categoria nestas condições, você aparece para uma quantidade absurda de usuários praticamente sem competição.

Como há um grande número de seguidores, você vai aparecer no "Seguindo" de muita gente. E no diretório do game (página de listagem), como há poucas pessoas ao vivo, você terá um destaque absurdo e estará entre os primeiros canais da página.

Vamos tomar Agar.io por exemplo. Este é um jogo que eu jogava bastante e que, diga-se de passagem, foi o jogo que fez eu criar meu canal no Youtube. Este é um jogo que possui 163 mil seguidores, 340 viewers e apenas 8 streamers na hora que escrevo este post.

Mesmo não sendo o jogo do momento, com essa quantidade de público, é certo que se você fizer stream desse jogo, muita gente vai visualizar seu canal, o que vai aumentar muito as chances de ser descoberto e ganhar viewers. Vai ter gente que vai entrar para matar a saudade, para ver como você joga e se você tiver uma live legal, vai ganhar o follow com certeza.

O jogo ideal de streamar.

Então, quanto mais seguidores e menos viewers um jogo tiver, melhor. No entanto, quando uma categoria tem uma quantidade muito pequena de viewers, isso pode não ser tão bom, porque mostra um desinteresse muito grande do público no game.

O ideal é procurar um jogo que ainda está ativo, que você goste e com quantidade legal de viewers e que, mesmo assim, te deixe numa posição de destaque na listagem de canais, ou seja, que tenha poucos streamers.

Tem algum jogo com grande público e que com poucos viewers (5, 10) te deixe listado entre os primeiros da página? Esse é o jogo! Procure aí no seu arsenal de games quais que se satisfazem esses critérios e vai streamar! :)

Quero destacar também para que você use essa dica para jogar algo que realmente goste. Porque se você jogar algo que não gosta só para crescer, dificilmente sua live vai ter um clima legal e as pessoas vão querer te seguir. Não vai rolar. E mesmo que sigam, se você mesmo não está gostando de streamar esse jogo, por quanto tempo conseguirá manter esse teatro... e pra quê?

2. Não ignore o Just Chatting

Você é gamer e não está lá para falar. Seu negócio é jogar e só! Certo? Errado. Não subestime a categoria "Só Conversar", por favor.

Imagine que você está lá no Youtube assistindo um vídeo do seu Youtuber favorito. Aí, você decide deixar um comentário. Não seria fantástico se o cara parasse no meio do vídeo para ler seu comentário e ainda falar a respeito? É exatamente isso que acontece no Twitch quando você "Só Conversa".

Dê uma chance para sua audiência te conhecer melhor, converse com eles, jogue algum jogo em que muitos participem. Aumente a interação com eles. Isso vai tornar a stream tão mais legal para você e para eles, acredite.

É assim que você começa a criar uma audiência fiel. Falando nisso...

1. Crie uma comunidade

A sensação de pertencimento a uma tribo é uma das maiores necessidades humanas e está intimamente ligada a nossa criança interior. Quando você cria a sua turma, com seus trejeitos, suas brincadeiras, seus nomes, suas tags, seus emojis personalizados, as pessoas se sentem parte, se divertem e gostam disso. É assim que o ser humano funciona.

Então, durante a stream, seja inclusivo, promova comentários e interaja com sua audiência.

A jogada de mestre

E melhor ainda, faça seus viewers interagir entre si. Pode ser com uma conversa bacana, com uma competição ou um jogo colaborativo. Quando seus viewers trocam mensagem na sua stream, eles estão criando a sua comunidade. Eles vão associar todas as pessoas que conheceram lá, a você. Quanto maior a quantidade de pessoas que eles interagirem lá, maior as chances desse viewer aparecer com frequência e te seguir por muito tempo.

Sua live vai funcionar como local de encontro desses amigos da internet, sacou? Então, pessoas legais no seu chat são sempre um mega plus. E contrário também é verdade, não hesite em banir pessoas hostis e tóxicas que acabam com o clima da sua stream.

Crie um Discord

Crie um Discord. Com um Discord ou até um grupo no Facebook (Discord é melhor), você estende essa sensação de comunidade para todos os momentos, 24 horas por dia, até mesmo quando sua stream está offline (morta).

Bônus: Melhore-se. Divirta-se.

E para você que chegou até aqui, uma dica extra! 🥳

Você não precisa começar sua livestream como um faixa preta, com sua câmera e áudio absolutamente perfeitos, sua overlay impecável... Nada disso. Você só precisa começar e começar com a mentalidade certa.

A mentalidade certa é a de "melhoria contínua". Com ela, você pode se tornar um mestre streamer em pouco tempo. Então, pergunte-se constantemente "como posso melhorar". Reassista sua stream, veja de verdade e avalie. Você se divertiu? Você assistiria? Seja sincero, reflita e melhore o processo, etapa por etapa.

Algumas perguntas que podem te guiar:

  • Por que as pessoas assistem ou assistiriam a minha stream?
  • O que me torna único?
  • Estou me divertindo?
  • Minha stream é um bom entrenimento?
  • A imagem está boa? O áudio está bom?
  • Minha stream está bonita? Meu setup chama atenção?
  • A interação com o público está boa?
  • Minha overlay está bonitona e adequada pro jogo? Não está cobrindo uma informação importante?

E por último, a dica mais importante é divirta-se. É fundamental, todo mundo curte um momento de diversão e leve. Se nem você está divertindo, ou se você está criando um clima pesado, pare de streamar. Relaxa, toma uma água, um café, vai comer... vai descansar e volta mais tarde quando você estiver de boa. :)

Espero que tenha te ajudado! Tamo junto!