Publicado em 14/12/2021 às 00:27

Como capturar somente um pedaço da tela com o OBS Studio

Por Agilso
Última atualização em 14/12/2021 às 22:57

O OBS Studio é um programa poderoso que permite você gravar e transmitir para as principais plataformas qualquer programa ou jogo do seu computador. Nele é possível escolher capturar sua tela inteira, um programa ou jogo específico e também é possível capturar somente um pedaço da tela ou do programa. É isto que vou ensinar a fazer agora.

Talvez você prefira ver esse conteúdo em vídeo, taí em cima! Ele faz parte da minha série OBS na Prática. Clique para saber mais.

Como recortar as fontes (Crop)

Você já deve ter percebido que quando você posiciona o mouse em cima de uma fonte, na tela do preview, aparece umas bordas vermelhas. Além disso, aparecem uns pontos clicáveis nos cantos e nos centros das arestas. Nestes pontos, você pode clicar e arrastar para redimensionar o tamanho da fonte.

obs

O segredo para recortar é clicar nos pontos e arrastar enquanto você segura a tecla ALT do seu teclado. Ao invés de redimensionar, se você estiver segurando o ALT, você estará "cropando" a fonte, isto é, fazendo um recorte. Um indicador visual disso é que a borda fica verde ao invés de vermelha.

obs

E aí é só ajustar estes pontos para deixar visível somente a parte do programa do seu interesse.

Outras coisas para aprender a fazer com o OBS Studio

E acredite se quiser, para capturar somente um pedaço do programa ou da tela, é só isso! É claro que há muitas outras coisas que você pode fazer com o OBS, por exemplo:

Todas essas coisas eu ensino aqui no meu site em artigos ou na minha série completa sobre OBS Studio. Tamo junto!

Dúvidas? Ajuda?
Fala comigo no Whatsapp.