Publicado em 22/12/2020 às 00:36

Como mudar a prioridade de conexão de internet do Windows

Por Agilso
Última atualização em 17/4/2021 às 16:27

Quando você possui duas fontes de internet conectados a um PC, por exemplo, um modem e um celular, como você faz para dizer ao Windows qual conexão de internet utilizar? É exatamente isso que vou ensinar no post de hoje.

Há algum tempo, lancei um vídeo no meu canal chamado "Como utilizar seu Android como webcam via USB". A parte da conexão "via usb" é especialmente importante porque eliminava o lag do processo. A questão que é outro problema podia surgir: o computador passava a utilizar a internet 4g do celular ao invés da internet fixa da residência da pessoa (Claro, Vivo, Oi, etc). E isso, claramente é um problema.

Apesar de um simples "desligar dados móveis" no celular resolver o problema específico do meu vídeo, aqui, vou explicar a solução geral que vai instruir o Windows a utilizar a fonte de internet correta, quando houver mais de uma.

Passo-a-passo

  1. No menu iniciar, busque e abra o Painel de Controle.
  2. Acesse a opção Central de Rede e Compartilhamento.
Central de Rede e Compartilhamento
  1. Junto as opções no menu à esquerda, encontra-se Alterar as configurações do adaptador. Entre nela.
Alterar config adaptador
  1. Na nova janela que abriu, das conexões de rede, escolha a conexão de rede com a fonte da internet que quer utilizar, clique com o direito e vá em propriedades.
  2. Na lista, selecione a opção Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) e clique em Propriedades.
Propriedades do Adaptador de Rede
  1. Clique na opção Avançado.
Propriedades IPv4
  1. Desmarque a opção Métrica Automática.
  2. Insira o valor 10 em métrica da interface.
Métrica Manual
  1. Dê ok até fechar tudo.

Entendendo o que fizemos

A opção Métrica Automática das configurações do IP diz ao Windows para determinar a prioridade daquela conexão automaticamente. Ao desabilitar esta opção, podemos definir um valor manualmente. Quanto mais baixo o número, maior a prioridade de conexão. O valor "10" normalmente é muito mais baixo do que os que o Windows usa, por isso, após seguir o passo-a-passo, a conexão escolhida será utilizada como fonte da internet.

Por hoje é só! Falou!