Publicado em 11/2/2021 às 00:01

Afinal, o que aconteceu com o DU Recorder?

Por Agilso
Última atualização em 12/2/2021 às 17:35

Já dizia minha mãe: "quando a esmola é demais, o santo desconfia". Pena que eu não sou santo, desconfiei de nada 😂😭. Em 2019, eu fiz um top 3 gravadores de tela para Android e o campeão disparado na minha análise foi o DU Recorder. E justamente este app acabou sendo banido da PlayStore. Entenda o que aconteceu.

O aplicativo era realmente completo, tinha opções que os outros não tinham, como livestream simultânea para Youtube e Facebook, também contava com editor de vídeo, além de proporcionar uma gravação clean, sem marca d'água e de alta qualidade. Isso o levou ao topo do meu ranking de gravadores de tela para Android.

DU Recorder banido da PlayStore. Por quê?

No meio de 2019, a Google baniu uma série de aplicativos da DU Group e DO Global, uma subsidiada da gigante Baidu (Google Chinês). Inicialmente, a Do Global teve 46 de seus 100 apps banidos. Depois, a conta inteira da Do Global foi banida da Play Store, junto com todos seus apps, incluindo o Du Recorder. Alguns deles eram bem famosos, estamos falando aí apps com mais de 600 milhões de downloads conjuntamente.

O motivo de todos banimentos foi a fraude em anúncios.

Esses aplicativos exibiam anúncios indevidamente aos usuários. Por exemplo, você clicava num botão para realizar uma ação dentro do app e era levado a página de um anunciante nada a ver, como se você tivesse clicado em alguma propaganda. Alguns usuários comentam no Reddit e no Quora que esses apps continham spyware e vendiam dados do usuários a terceiros e ao governo Chinês. O fato é que após análise, o Google baniu esses aplicativos. Então coisa boa não era.

Retendo-se aos fatos, não dá para dizer se o Du Recorder era um app malicioso ou apenas uma "vítima" no meio do banimento da conta da DO Global. Vi apenas um relato de um usuário do Quora falando que o DU Recorder, que possuia a permissão de pintura sobre a tela, colocava anúncio em qualquer lugar do celular, mesmo com app fechado e até depois de desinstalado. Bem diferente da experiência que eu tive. Muitos usuários mantiveram o Du Recorder mesmo após o banimento, e alguns Youtubers, isentaram o Du apontando para outros apps como malwares e causadores do banimento.

Mas pensando bem... o app era muito bom para ser grátis. Muito acima da concorrência. Então... Só Deus sabe.

Eu desinstalei e nunca mais reinstalo. E minha recomendação é que você faça o mesmo. Pra mim é simples: ou o app está na PlayStore, ou eu não baixo. E acho que você deveria o mesmo, a menos que você realmente saiba o que está fazendo.

Ele voltou. Devo reinstalar?

Banido da Playstore, o DU recorder só podia ser baixado via lojas de apps de terceiros (aptoide) ou com o APK do site. E muita gente continuou baixando.

Mas, no final de 2020 (apesar de eu não saber dizer a data exata), o app voltou à PlayStore. O nome do desenvolvedor agora é DU APPS STUDIOS e parece ser de fato o mesmo aplicativo. Não sei se houve alterações e se agora é seguro. E nem vou saber: não vou baixar. Com tantas alternativas boas, por que arriscar com um app que já pisou na bola no passado?