Publicado em 23/9/2022 às 11:00

A estratégia que triplicou minhas vendas - Múltiplas Landing Pages

Por Agilso
Última atualização em 8/2/2023 às 04:25

A estratégia que mudou meu jogo é a das "Múltiplas Landing Pages". Não era click bait. Viu? Agora vou explicar o passo-a-passo, com exemplos práticos, de como aplicar essa estratégia para que você possa dominar técnica e ter bons resultados também.

A ideia central

Bom, você já sabe que essa estratégia consiste em criar múltiplas landing pages. Então, mãos às obras, certo? Não, calma aí! Segura a empolgação porque se você não entender a ideia central, só vai gastar folego, tempo e dinheiro sem ter resultados.

A ideia dessa estratégia é sim fazer múltiplas landing pages para um mesmo produto. Talvez num primeiro momento você esteja pensando que vai fazer isso para comparar desempenho de várias versões da página (testes A/B) ou para gerar mais tráfego com back links ou alguma outra técnica mirabolante (ou não). Bem, você até pode fazer isso. Mas o motivo principal e verdadeiro para fazer várias páginas é: estabelecer uma superconexão ou rapport com seu visitante (prospecto).

Dentre os principais motivos que fazem você perder a venda, que eu abordo no vídeo acima ☝️☝️☝️, está a assincronia entre a mensagem da fonte que gerou o interesse e a mensagem de destino, ou, em outras palavras, quando o que está escrito no anúncio não bate com o que o cara encontra na sua landing page. A copy do anúncio não conversa direito com a copy da landing page. Quando isso acontece, a chance de perder a venda é enorme.

Faça uma landing page para atender público de segmentos diferentes

A ideia dessa estratégia é fazer a mensagem chegar completamente redonda a cada tipo de segmentação do seu produto. Como assim?

Vamos pegar por exemplo o meu curso de OBS Studio, que é um programa de transmissão (live) e gravação. Esse curso ensina você a fazer lives do começo ao fim. E olha só o problemão: esse curso atende tanto adolescentes querendo virar Youtuber/Streamers quanto pastores querendo colocar o culto de sua igreja online.

Então, o que eu devo fazer? Uma campanha de ads para streamers e outra para igrejas. E o destino dessas campanhas? Obviamente, eles também devem ser diferentes. Você não deve esperar que uma única página de vendas atenda perfeitamente públicos tão distintos com necessidades tão distintas. Por isso, criamos duas landing pages também. E no seu caso, pode ser que sejam necessárias três ou mais landing pages.

Confesso, eu mesmo estava cometendo esse erro de querer atender todo mundo com uma única página de vendas.

header generico

Percebe como o texto da headling quer abraçar Deus e o mundo? Jogos e Missa? Pô... eu posso fazer melhor.

Preciso criar uma página do zero?

Não, você pode reaproveitar a maioria das seções. A parte mais importante de se adaptar é o header (primeira seção) da sua página, fazendo a headline (mensagem de destaque) bater com o visitante e a campanha que ele leu. E foi assim que eu fiz a página para igrejas:

header igreja

E claro, adaptar as demais seções, ajustando a linguagem pode ter efeitos significativos na eficácia da sua copy. E foi assim que eu deixei o header para streamers:

header streamer

Cuidado - O problema dessa estratégia

Essa estratégia tem se mostrado valiosa para meus projetos, mas não vou mentir, dá um trabalhão. O que facilita um pouco é que a ferramenta que uso para criar landing pages, a HeroSpark, permite duplicar uma página já criada com um clique e eu edito as seções da nova página diretamente online, num editor à lá Word e publico novamente com um único clique. Criar a landing page na HeroSpark é grátis e eu ensino nesse vídeo aí embaixo 👇👇👇👇.

Faça uma copy super nichada

Resumindo esse método, a ideia é fazer uma copy super nichada, levando em consideração tanto a mensagem do criativo/ad até o destino do prospecto (landing page). Crie múltiplas landing pages.

Dúvidas? Ajuda?
Fala comigo no Whatsapp.