Como atualizar para o OBS Studio 29 e remover avisos de plugins incompatíveis
As atualizações do OBS Studio para versões 28 e 29 foram as maiores de todo o tempo de vida do programa. De fato, são muitos novos features que vão desde novo menu de acessibilidade até novos encoders, filtros e facilidades de posicionamento de fontes. Clique aqui para saber mais.
Este tutorial fica ainda melhor em vídeo 👇👇👇
Vamos ao passo-a-passo para atualizar para a versão mais recente do OBS Studio com segurança.
1. Verifique se seu sistema é compatível
O grande ponto é que essa atualização também fez com que o programa se tornasse definitivamente incompatível com sistemas operacionais mais antigos, como Windows 7 e 8, MacOS 10.14 e Linux Ubuntu 18.04. Veja a tabela:
OBS 28 e 29 | Funciona com | Não funciona com |
---|---|---|
✅ Windows 10 e 11 | ❌ Windows XP, Vista, 7, 8, etc | |
✅ MacOS 10.15 (Catalina) e superior | ❌ MacOS 10.14 e inferior | |
✅ Ubuntu 20.04 e superior | ❌ Ubuntu 18.04 e inferior |
Usa plugins?
É verdade que a maioria dos principais plugins já foram atualizados para funcionar corretamente com o OBS 28 e 29. Mas, ainda há alguns big players, como o StreamFX que ainda estão em beta. Então, se você é um heavy user de plugins, talvez queira esperar um pouco antes de atualizar. Não conserte o que não está quebrado.
2. Fazendo backup das suas cenas e configurações
Para fazer a atualização com mais tranquilidade, vamos fazer um backup das suas cenas e configurações do programa. Desta maneira, se algo der errado, você pode fazer uma restauração dos aspectos mais importantes.
Backup das Cenas: No menu do topo, vá até Coleção de Cenas, selecione a opção de coleção que deseja salvar e depois clique em Exportar. Salve o arquivo em algum lugar conhecido do seu computador.
Backup das configurações: Também no menu no topo do programa, vá até Perfil, selecione o perfil desejado e clique em Exportar. Novamente, salve o arquivo em algum lugar conhecido.
Verifique a versão atual instalada: No mesmo menu, agora vá até Ajuda -> Sobre. Verifique e tome nota da versão do OBS instalada, se algo der errado na atualização, posteriormente você vai querer voltar para esta versão. Pronto. Se algo der errado após a atualização, você pode utilizar estes arquivos para voltar para o seu setup atual com o OBS 27 ou anterior.
3. Atualizando
Você pode atualizar o OBS Studio de dentro do próprio programa.
- Atualize o programa indo em:
Menu (do topo) -> Ajuda -> Verificar se há atualizações.
Se seu OBS não for o 29 (mais atual), aparecerá que há uma atualização disponível. Siga os passos na tela e você atualizará o OBS Studio em instantes.
Se você não usa nenhum plugin e/ou não recebeu nenhum aviso de erro ao abrir o programa atualizado, parabéns! Seu OBS está atualizado e pronto para o trabalho!
Agora, se seu OBS mostra algumas mensagens de erro quando você o abre, continue lendo.
4. Removendo avisos de plugins
Se você usa plugins, muito provavelmente está recebendo alguns avisos de incompatibilidade deles com o novo OBS. Será necessário reinstalá-los, mas antes, vamos removê-los juntamente com os estes avisos chatos que aparecem na inicialização do programa.
Faça as etapas 1, 2 e 3 até o fim ou até que os avisos parem.
1. Desinstale plugins via painel de controle
Os plugins que você adicionou através de instaladores do Windows (.exe) podem ser desinstalados direto no Painel de Controle. Então, para removê-los
- Clique no Menu Iniciar
- Clique em Configurações, é um ícone de engrenagem ⚙️.
- Vá até Aplicativos.
- Selecione e desinstale todos os plugins que você encontrar na lista.
Reinicie o OBS e veja se os avisos pararam. Se o aviso permanece, continue com a próxima etapa.
2. Desinstale os plugins na com o uninstaller da pasta do OBS
Alguns plugins podem ser desinstalados com um uninstaller na pasta do OBS Studio do sistema.
- Com o explorer, navegue até a pasta do OBS Studio (normalmente "c:\Program Files (x86)\obs-studio"). Você também pode pesquisar o OBS no menu iniciar, clicar com o direito e ir em "Abrir local do arquivo" sucessivamente até chegar a pasta final de instalação do OBS.
- Repare que há vários arquivos unins00X.exe, são desinstaladores dos plugins.
- Execute cada um deles.
Cuidado para não desinstalar o OBS rodando o uninstall.exe (sem número) acidentalmente.
Depois disso, reinicie o OBS e veja se os avisos pararam. Se o aviso permanece, continue com a próxima etapa.
3. Apague os plugins manualmente com ajuda do log
Se os avisos de plugins incompatíveis permanecem, vamos precisar recorrer ao log do OBS Studio para identificar qual é o arquivo problemático.
- Abra o OBS Studio
- No menu, clique em Ajuda -> Arquivos de Registro (L) -> Mostrar arquivos de registro (help -> logs -> show logs)
- Abra o arquivo de log mais recente
- Procure o nome do plugin que está com problema. Você pode usar ctrl+f para facilitar a busca.
- Procure por uma linha Skipping ... caminho/ate/plugin/nome_do_plugin.dll
- Com o caminho e nome do .dll em mãos, vá até o local deste arquivo e renomeie para backup_nome_do_plugin.dll (caso queira manter um backup deste arquivo) ou apague o .dll problemático para remover o plugin.
Isso deve eliminar, de uma vez por todas, todos avisos de plugins incompatíveis. Com isso, agora é só reinstalar os plugins que deseja utilizar nas versões mais atuais.
5. E agora?
Caso tudo tenha dado certo, isto é, se você abre o OBS sem avisos na inicialização e tem (ou não) plugins que precisa funcionando corretamente, é isto! Seu OBS está atualizado.
Agora, se algo está estranho ou não funcionando corretamente, recomendo você voltar a versão anterior do OBS (27 ou a que estava antes). Clique aqui.
E por hoje é só! Valeu!